segunda-feira, dezembro 05, 2005

Matrix Global e você, tudo a ver!



Sempre que eu vou numa revistaria, fico em sérias dúvidas quando leio as manchetes de Capricho e similares "Sol se separa de Murilo Benício". "Tá", eu penso, "isto é na vida real ou na novela?"

Porque na Matrix é fácil de saber. O mundo construído, no auge da humanidade se passa em 1999 e tem tonalidades verdes. Todos são limpíssimos e elegantééééérimos, com suas roupas que na verdade são softwares. Eles estão conectados à Matrix através de um cabo que se conecta em suas nucas.

Já quando voltam para o mundo real, no ano de 2300 e lá vai pedrada, porque não sabem bem quando é, estão cansados e querem comida real, e não aquela sopa insossa. Sem falar nos robôs sempre atrás deles.

O autor preserva uma distinção. Tema para outro post: porque eu me decepcionei muito com o terceiro filme da saga.

Bom, então o Jequitibá, quero dizer, o Jatobá. É cego ou não é cego? Na Matrix Global, ele é, no mundo real não. Mas como eu posso saber? Como ao ler uma manchete da imprensa do mundo real eu posso saber se falam do mundo real ou do imaginário. Diferente dos filmes, a Globo e os demais veículos gostam de criar uma confusão. Tanto é que os atores se cansam de serem confundidos pela população, e os vilões repreendidos!

Uma semelhança: na Matrix Global o mundo é perfeito. Os vilões se dão mal e todos os outros são bonzinhos e casam com seus entes queridos. Às vezes tem mais de uma opção, a Sol, por exemplo, não tinha um puto de grana, mas tinha um namorado em cada cidade, sendo um deles nos Esteites. Então também rola separação na Matrix Global.

E é daí que vem a confusão: a Matrix Global é perfeita, o mundo real é recheado de violência e corrupção, mas o tema da imprensa é o mesmo: casamentos e separações entre atores, atrizes, personagens e vice-versas.

O exemplo mais surreal é o programa mais absurdo da TV Brasileira (e, acho, um dos piores): Vídeo Show: a narradora (da Novela-Matrix-Global ou do mundo real?) fala com os personagens, e os atores respondem, comentando como se fossem outros seres, e, hum, melhor ainda, com misturas de novelas de épocas diferentes.

Ok, eu desisto! Na minha compreensão, Sol era casada com Murilo Benício, mas separou-se porque Giovanna Antonelli precisava de um casamento novo para gerar notícia e aumentar a renda.

PS: Putz! O nome da revista é Contigo! Tive de procurar no Google...

Um comentário:

Anônimo disse...

hahahahaha...
comigo sempre aconteceu o mesmo, naquelas conversas de tiazinhas, falando por exemplo: "ah! mas ela é muito descarada e merece ser pega em flagrante pelo marido!" - sempre acho que estão falando de uma pessoa de carne e osso, até me explicarem que se trata de uma personagem de novela...
P.S.=> Você não errou não, tem a Contigo mas tem também a Capricho. Parece que esta última é mais trash, segundo a Mabel.